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CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS 
Problemas aparentemente complexos podem ter soluções muito simples
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CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A REFORMA 
     
 
Quando nos reformamos não é a vida que se acaba, mas sim, o início de uma nova vida (em muitos casos, muito melhor ...). Desenvolvemos um curso para preparar as pessoas para esta nova fase da vida. É uma temática que interessa a todas as pessoas, a partir dos 45 anos, para que comecem a pensar nessa mudança. Assim, será possível, com tempo, encontrar novos caminhos, estudar alternativas e sonhar com essa nova vida. 
 
É um tema com muito interesse para as empresas em reestruturação que podem dar aos seus funcionários ferramentas muito úteis para a sua nova vida. Acaba por ser uma função social em que a empresa se envolve e também pode facilitar as negociações decorrentes dos processos de reestruturação (reformas antecipadas, etc.). 
 
De seguida, apresentamos um programa tipo. Para cada caso será necessário reformular este programa em função das necessidades do cliente. Poder-se-ão acrescentar módulos com outras temáticas, anular módulos e definir o tipo de horário (intensivo, com uma periodicidade semanl ou mensal, etc.).  
 
 
 
PROGRAMA TIPO PARA UM 
CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A REFORMA 
 
OBJECTIVOS GERAIS 
  • Preparar os formandos, de maneira preventiva, para a ruptura com a empresa e suas implicações 
  • Preparar os formandos na construção de um projecto de vida pós-carreira 
  • Transformar a reforma numa fase produtiva e feliz da vida 
  • Preparar o processo de transição individual e na empresa 
  • Criar mecanismos de auto-desenvolvimento 
  • Aumentar a auto-estima 
  • Assegurar o desenvolvimento de um novo projecto de vida 
  • Facilitar a transição da identidade profissional para a identidade individual 
  •  
    OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DE CADA MÓDULO 
    Pretende-se que cada formando, no final de cada módulo, seja capaz de: 
     
    Módulo 1.      ENQUADRAMENTO 
    a.      Relativamente ao sub-módulo Acesso à reforma 
  • Ter conhecimento das principais condições de acesso à reforma  
  • Identificar a legislação que regulamenta a reforma 
  • Identificar os principais factores para o cálculo do valor da reforma 
  • Distingir os condicionalismos específicos da reforma antecipada 
  •  
  • b.      Relativamente ao sub-módulo Principais restrições e inquietações 
  • Reconhecer as novas atitudes dos familiares e amigos 
  • Reconhecer as novas atitudes do próprio em relação à família, amigos e meio que o rodeia 
  • Identificar toda a problemática financeira e de tesouraria que implica a mudança 
  • Identificar as principais doenças características da idade e os principais cuidados de saúde associados 
  • Identificar e reconhecer diversas alternativas ocupacionais, só possíveis devido à nova situação 
  •  
    Módulo 2.      ANÁLISE DAS DIVERSAS ÁREAS 
    a.      Relativamente ao sub-módulo Finanças pessoais 
  • Calcular o valor da reforma em função dos seus dados particulares 
  • Diferenciar o conceito entre rendimento e capital para uma aplicação correcta dos seus recursos financeiros 
  • Descrever as necessidades decorrentes da mudança e avaliar as implicações da nova estrutura de despesas do agregado familiar  
  • Especificar os principais parâmetros que conduzem ao equilíbrio financeiro do agregado família 
  •  
    b.      Relativamente ao sub-módulo Saúde 
  • Caracterizar e reconhecer a sua constituição física 
  • Reconhecer e identificar as principais doenças geriáticas 
  • Identificar o tipo de alimentação mais conveniente 
  • Reconhecer e identificar diversos tipos de exercício físico 
  •  
    c.       Relativamente ao sub-módulo Vida afectiva / Emocional / Familiar 
  • Identificar os principais problemas nas relações familiares e de amizade 
  • Reconhecer a sua maior disponibilidade de tempo e desenvolver as alternativas de ocupação desse tempo 
  • Descrever os vários tipos de mudança comportamental em consequência da adaptação à nova estrutura afectiva 
  • Reconhecer a sua mudança interior em termos psicológicos 
  •  
    d.      Relativamente ao sub-módulo Intelectual 
  • Seleccionar projectos antigos e adequá-los à nova situação 
  • Reconhecer o prazer intelectual, muitas vezes esquecido pelos afazeres profissionais 
  • Identificar novas ideias e avaliar a sua aplicação prática 
  • Reconhecer a sua disponibilidade intelectual para novos desafios 
  •  
    Módulo 3.      SOLUÇÕES, ALTERNATIVAS E APRENDIZAGEM 
    a.      Relativamente ao sub-módulo Profissionais 
  • Analisar e avaliar as suas saídas profissionais 
  • Identificar outras actividades profissionais  
  • Listar principais características das diversas saídas profissionais (emprego, consultadoria, empresário, etc) 
  •  
    b.      Relativamente ao sub-módulo Sociais 
  • Identificar, analisar e avaliar actividades sociais de voluntariado 
  • Identificar, analisar e avaliar diversos tipos de estudos e formação 
  • Identificar, analisar e avaliar actividades artísticas 
  •  
    c.      Relativamente ao sub-módulo Ferramentas e prática 
  • Avaliar e estruturar o tempo disponível 
  • Identificar diversas entidades privadas e oficiais de utilidade para a sua nova condição 
  • Definir, identificar e aplicar os diversos meios de pesquisa de informação 
  • Avaliar a sua experiência pessoal em comparação com os diversos depoimentos relatados 
  •  
    PROGRAMA DETALHADO 
     
    Módulo 1.      ENQUADRAMENTO 
    a.      INTRODUÇÃO 
  • Apresentação dos formandos  
  • Apresentação do curso e seus objectivos 
  • Expectativas e necessidades dos formandos 
  • Descrição das metodologias utilizadas 
  •  
    b.      ACESSO À REFORMA 
  • Condições gerais 
  • Legislação laboral 
  • Regras de cálculo da reforma 
  • Idade limite / Reforma antecipada 
  •  
    c.      PRINCIPAIS RESTRIÇÕES E INQUIETAÇÕES 
  • Individuais, Família e Amigos 
  • Financeiras 
  • Saúde 
  • Ocupacional 
  •  
    Módulo 2.      ANÁLISE DAS DIVERSAS ÁREAS 
    a.      FINANÇAS PESSOAIS 
  • Valor da Reforma / Ordenado 
  • Impostos 
  • Rendimento / Capital 
  • Despesas / Necessidades 
  • Cálculo da estabilidade financeira 
  • b.      SAÚDE 
  • Caracterização física 
  • Doenças específicas da idade 
  • Alimentação 
  • Exercício físico 
  • Psicologia da nova situação 
  •  
    c.       VIDA AFECTIVA/EMOCIONAL/FAMILIAR 
  • Preparação da família e amigos 
  • Ocupação do tempo disponível 
  • Acompanhamento familiar 
  • Adaptação à nova estrutura afectiva 
  •  
    d.       INTELECTUAL 
  • Projectos esquecidos 
  • Prazer intelectual / profissional 
  • Descoberta de novas ideias 
  • Disponibilidade intelectual 
  •  
    Módulo 3.      SOLUÇÕES, ALTERNATIVAS E APRENDIZAGEM 
    a.      PROFISSIONAIS 
  • Continuação na empresa 
  • Procura de outra actividade profissional 
  • Consultadoria 
  • Iniciar um negócio 
  •  
    b.      SOCIAIS 
  • Voluntariado 
  • ONGs 
  • Estudos 
  • Actividades artísticas 
  •  
    c.      FERRAMENTAS E PRÁTICA 
  • Forma de estruturar o tempo 
  • Entidades Oficiais ligadas a esta problemática 
  • Entidades Privadas e Outras 
  • Meios de pesquisa de informação 
  • Depoimento de reformados  
  •  
    DURAÇÃO DO CURSO 
    O curso tem a duração de uma semana 
     
    METODOLOGIA 
    Recurso aos métodos expositivo, interrogativo e activo. 
    Apoio de documentação, acetatos, videoprojector e filmes. 
    Realização de exercícios individuais e em grupo. 
     
    AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS 
    Realiza-se com base na comparação dos resultados atingidos com os objectivos estabelecidos e de uma forma contínua. 
    A classificação final é expressa em APTO/NÃO APTO, considerando que o formando está APTO quando tenha sucesso na avaliação contínua dos módulos desenvolvidos. 
     
    AVALIAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO 
    A avaliação da acção de formação é feita através de um questionário aos formandos e que incide sobre a estrutura do programa, a metodologia utilizada, o desempenho dos formadores, o modelo organizativo da acção e os recursos técnicos, humanos e materiais. 
     
    EQUIPA PEDAGÓGICA 
    É constituída por 1 coordenador e 2 formadores detentores de Licenciatura e do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e do Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador. Também participam, como convidados e para um melhor esclarecimento de temas específicos, um médico, um psicólogo e um reformado que dará o seu testemunho. 
     
    RECURSOS DIDÁCTICOS E SUPORTES PEDAGÓGICOS 
    Programa detalhado do curso, documentação de apoio e vídeos. 
    Aparelho vídeo. 
    Televisor. 
    Computadores fixo e portátil. 
    Projector de vídeo. 
    Rectroprojector, respectiva mesa de suporte móvel e ecrã. 
    Quadro de giz e apagador. 
    Projector de slides. 
    Fotocopiadora. 
    Mesas e cadeiras em número correspondente aos dos participantes. 
     
     
    DESTINATÁRIOS 
    Profissionais com idades superiores a 50 anos que estão na situação de reformados ou que começaram a pensar em toda esta problemática, profissionais e gestores de recursos humanos e outros que pretendam adquirir informação e competências específicas para melhor se preparem ou aconselharem na mudança. 
     
     
    HORÁRIO 
    De 2ª a 6ª feira das 9:30 horas às 18.00 horas, com intervalo para almoço entre as 13:00 e as 14:30 horas.