CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS

As Constelações Organizacionais permitem aceder a informação do subconsciente das organizações e ver as dinâmicas ocultas da mesma. Trata essencialmente de fazer o diagnóstico e analisar alternativas para uma possível mudança, com o intuito de ajudar o cliente a descobrir as melhores estratégias para implementas as soluções encontradas.

Esta metodologia tem como principal recurso a capacidade do ser humano em representar comportamentos e emoções pertencentes a sistemas de outros. Baseia-se no Pensamento Sistémico, uma nova forma de análise que incide no conjunto, em que é importante olhar o sistema como um todo.

Elementos de uma Constelação © 2016 Talent Manager (www.talentmanager.pt)

PROCESSO DE UMA CONSTELAÇÃO

Entrevista © 2016 Talent Manager (www.talentmanager.pt)1

ENTREVISTA

Partilha de informações entre Facilitador e Cliente, permite que se decida com que partes e com que elementos da organização se vai trabalhar.
Colocação dos Representantes © 2016 Talent Manager (www.talentmanager.pt)2

COLOCAÇÃO DOS REPRESENTANTES

O cliente escolhe um representante para cada elemento que vai trabalhar e coloca-os no espaço intuitivamente. Neste momento cria-se o “campo”, onde se vai a desenvolver a Constelação e fornecer a informação.
Observação e Diagnóstico © 2016 Talent Manager (www.talentmanager.pt)3

OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO

O cliente converte-se em observador e, através dos representantes e do diálogo com o Facilitador, pode ver onde está o problema e ver a decisão que deve tomar para melhorar a situação atual da empresa.
Caminho para a solução © 2016 Talent Manager (www.talentmanager.pt)4

FECHO: CAMINHO PARA A SOLUÇÃO

Finaliza-se a Constelação, agradecendo aos representantes pela sua disponibilidade e caso seja conveniente partilhar algum comentário. Este momento deve ser curto, para que o cliente racionalize o menos possível sobre o que viu, sentiu, aprendeu e interiorizou.

CARACTERÍSTICAS E SINGULARIDADES

EFICÁCIA NA SIMPLICIDADE

Com esta metodologia trabalha-se de uma maneira extremamente simples e sintética, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente dispõe, seja de forma racional, cognitiva, intuitiva ou emocional.

O que é verdadeiramente interessante é que o Cliente fica com uma imagem clara da sua situação real, da possível solução ou do caminho que deve percorrer para encontrar a solução. Tudo se faz de uma forma intuitiva e fluida, o que faz que a solução seja totalmente integrada pelo Cliente e de fácil aplicação.

CONFIDENCIALIDADE E PRIVACIDADE

Trabalhar no ambiente empresarial requer que algumas das questões sejam tratadas com a mayor confidencialidade possível, evitando a divulgação de alguns detalhes inerentes à organização.

Com esta metodologia, a confidencialidade está garantida, já que é possível trabalhar com muito poucos detalhes e sem nenhuma informação, caso se trabalhe com outras pessoas. Outra opção, será optar por um trabalho individual ou o Coaching Sistémico.

APLICAÇÕES

A VERSATILIDADE DESTA METODOLOGIA É ENORME.
APLICA-SE A TODOS OS SISTEMAS EM QUE O HOMEM É O ELEMENTO FUNDAMENTAL.
EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES
  • Definição de estratégia
  • Coerência na empresa
  • Preparação e diagnóstico
  • Estudo de marcas e produto
  • Diagnóstico de funcionamento
  • Gerir conflitos
  • Departamentos: Efeitos sistémicos
INDIVIDUAL
  • Decisões
  • Clarificar a posição na empresa
  • Supervisão
  • Clarificar objetivos
  • Encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal

QUER CONHECER MAIS SOBRE AS CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS?

ACEDA AO TEXTO ESCRITO PELO O NOSSO DIRETOR GERAL

X